◾ Se o Cebraspe solicitasse o tema “feminicídios”, você começaria o seu texto usando a dica de fazer uma introdução rápida de três a quatro linhas?
Qual o erro grave dos exemplos de introdução no post?
Antes de expor os dois #ErrosBizarrosCebraspe de quem usa essa dica da internet, saiba que fazer a introdução igual a acima não é aquela outra dica que usa um conjunto de frases prontas e se pede para elencar os aspectos propostos.
Em outro post prometo que iremos tratar desse tipo de introdução, chamada carinhosamente de “introdução tabajara”. Siga o perfil para não perder de jeito nenhum. Valerá a pena saber disso.
São dois os erros graves que o Cebraspe não te perdoará se usar:
1º Erro) Desperdício de 3 a 4 linhas.
Se texto acaba de ter só 26 ou 27 linhas. Essas linhas irão fazer tanta falta na sua nota porque o conceito 3 exige que cada ideia exposta seja discutida de forma clara, organizada e consistente.
Portanto, em algum dos aspectos a sua nota será conceito 2 por falta de espaço para detalhar o que abordou.
Lembro-me que em um recurso indeferido para a PF/2021, o Cebraspe deixou claro abordar “de forma desorganizada” estava justamente “ao detalhar alguns exemplos e outros, não”. Foi um muro na costela.
2º Erro) Quebrar o Planejamento textual feito pelo examinador.
A proposta temática é o guia para você elaborar o seu texto, conforme dispõe a parte final do item 10.6.3 (geralmente, confira no seu) dos editais do Cebraspe: “O candidato deverá produzir, conforme comando formulado pela banca, texto dissertativo, primando pela coerência e pela coesão.”.
Ao criar uma breve introdução, você transformou o que era para ser a introdução original do seu texto em parágrafo de desenvolvimento.
Essa inocente falha irá destruir a estratégia argumentativa de todo o texto, prejudicando na coerência textual e no sentido global.
Essas linhas irão fazer falta quando da discussão de cada ideia exposta.
É aqui que sua nota fica no conceito mediano e você, mesmo escrevendo bem, se sente frustrado por não ter atingido a pontuação máxima.
Espero ter te ajuda hoje. Bons Estudos!
Quintiliano
0respostas em "VOCÊ TAMBÉM USA A DICA DA INTRODUÇÃO DE 3 A 4 LINHAS NO CEBRASPE?"